INVISTA EM UM POLO DE CRESCIMENTO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EMPREENDER EM FLORIANÓPOLIS

Os encantos de Florianópolis são muitos e conhecidos Brasil afora: praias exuberantes, morros com mata nativa, belezas naturais, rica culinária, além de um povo bastante hospitaleiro. No entanto, a Capital catarinense apresenta outra característica que tem modificado a vocação da cidade, antes voltada somente para o turismo. Trata-se da vertente empreendedora de Floripa que vem atraindo pessoas de outros Estados e países, principalmente da América Latina.

O grande aumento no número de empresas em Florianópolis se deve principalmente às startups e companhias do setor de tecnologia (TI, desenvolvimento de softwares e de games), atraídas por diversos benefícios que a cidade oferece. Todo esse movimento fez com que Florianópolis ganhasse, recentemente, o título de segunda melhor cidade para empreender do Brasil. Alguns desses incentivos, como o Programa Sinapse da Inovação e o Prêmio Stemmer, oferecerem linhas de crédito especiais para o setor de tecnologia tanto para quem está começando quanto para aqueles que têm empresa sólida e desejam expandir os negócios.

 

EMPREENDER EM FLORIANÓPOLIS

Os atrativos para quem escolhe Florianópolis para investir e viver são diversos. Enquanto o país se esforça para sair de uma crise, Santa Catarina registra crescimento e abertura de novos postos formais de trabalho. O Governo do Estado garante investimentos em segmentos importantes, como o agronegócio; a geração de energia limpa; e a inovação e tecnologia. Esta com amplo e promissor mercado na Capital.

Números da consultoria Uban Systems, em ranking elaborado para a Revista Exame (17 nov. 2016), tratam da boa qualificação dos profissionais de Florianópolis, onde mais de 30% da população têm curso superior (contra menos de 20% da média brasileira). A cidade é, ainda, líder em inovação, com a maior proporção de mestres e doutores do Brasil. O tempo de escolaridade, aliado à qualidade da educação e a outros indicadores – de saúde, segurança, governabilidade etc. – fazem com que a capital catarinense apareça em outro ranking da Revista Exame como a melhor cidade brasileira para se criar filhos.

 

ÍNDICE DE CIDADES EMPREENDEDORAS DA ENDEAVOR BRASIL

No fim de 2014, a Endeavor Brasil lançou a 1ª edição do Índice de Cidades Empreendedoras com a intenção de “ajudar ecossistemas locais a serem cada vez mais férteis para o crescimento das empresas”. Esse estudo recebeu, à época, ampla cobertura da mídia, sendo apresentado no Congresso Global do Empreendedorismo, entregue em mãos para a então presidente, Dilma Rousseff, e discutido com prefeitos e secretários de diversos municípios do país. Esse estudo indicou Florianópolis como a segunda melhor cidade brasileira para se empreender. [Veja a lista completa.]

A segunda edição do Índice apontou menos de 1% das empresas do Brasil consegue crescer acima de 20% ao ano por três anos seguidos. E que empresas chamadas “Scale-ups” são responsáveis pela geração de mais de 40% novos empregos na economia brasileira, o que representa que criam quase 100 vezes mais oportunidades que a média das empresas nacionais.

Em Florianópolis, o número de Scale-ups vem aumentando gradativamente, atraindo para a cidade pessoas de todas as idades, mas principalmente quem busca construir uma carreira em um lugar que oferece suporte técnico, econômico, de recursos humanos, além de qualidade de vida.

QUALIDADES EMPREENDEDORAS DE FLORIANÓPOLIS, SEGUNDO RANKING DA ENDEAVOR BRASIL

– Polo tecnológico com mais de 600 empresas;

– Mais de 15 centros universitários com excelência reconhecida pelo Enade/MEC;

– Possui dez institutos de pesquisa e desenvolvimento, como a Fundação Certo;

– Está entre as dez melhores cidades do país para se construir uma sólida carreira profissional, segundo a Escola Brasileira de Administração Pública;

– Figura entre as dez cidades mais dinâmicas do mundo, de acordo com o Newsweek;

– É a primeira capital brasileira em inclusão digital;

– Está entre as dez melhores cidades para se trabalhar e fazer negócios;

– É a melhor capital brasileira em qualidade de vida;

– Possui o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras.

 

Empreender em Florianópolis

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar