O que é uma startup?

Entre a segunda metade dos anos 1990 até o início dos anos 2000, houve o boom das startups no Vale do Silício, Califórnia (EUA), berço de empresas que hoje são gigantes globais, como Yahoo, Microsoft e Google. No Brasil, o crescimento desse modelo se deu a partir de 2010, e Florianópolis desponta no cenário nacional como o grande berço de startups, principalmente na área da tecnologia.

O conceito de “startup” muitas vezes é confundido com empresa de tecnologia, no entanto, o termo – que, em inglês, significa “iniciar” – está relacionado a empresas (de qualquer ramo, no entanto, as de base tecnológica representam quase a totalidade) que estão iniciando suas atividades, ou seja, uma empresa recém-criada. As startups são empresas inovadoras “em busca de um modelo repetível e escalável”, de acordo com a definição mais aceita, isso é: entregar o mesmo serviço ou produto em escala crescente, a quantos clientes for necessário, sem que esse crescimento interfira no modelo inicial do negócio. Assim, a tendência é atingir grande número de clientes e gerar aumento substancial de lucro em curto tempo.

Geralmente, por serem empresas jovens, as startups são formadas por pessoas jovens, recém-saídas da universidade, com espírito empreendedor, cheias de ideias inovadoras na cabeça e que precisam de um espaço que permita a criação de novos negócios e de investidores que acreditem no potencial dessas ideias e negócios.

DEVO ESCOLHER UMA INCUBADORA OU UMA ACELERADORA PARA A MINHA STARTUP?

São organismos criados para ajudar no crescimento de pequenas empresas que estão iniciando, dando suporte ao empreendedor e fomentando o crescimento dos negócios. Segundo o Sebrae, quem deseja “inovação radical” deve buscar uma aceleradora, já quem precisa de um meio mais tradicional de desenvolvimento de negócios, pode procurar uma incubadora.

DIFERENÇAS ENTRE INCUBADORA E ACELERADORA

startup

Outros links:

Entenda a diferença entre incubadora e aceleradora

Devo escolher uma incubadora ou uma aceleradora?

ABStrtups

Startup Conceito

O que é uma Startup

 

Já tem uma ideia amadurecida e deseja começar sua startup? Busque parceiros e dê início ao seu projeto.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar